"LUX MUNDI Sua Luz Pode Vencer as Trevas do Mundo"

O Paraíso do Capitalismo

O Paraíso do Capital Financeiro

O estrangeiro que investiu um milhão de dólares na Bovespa nos primeiros anos do Governo Lula tinha seu capital em dólares dobrado em menos de três anos, se teve a esperteza de retirar seu dinheiro antes de Setembro de 2008. Quem foi que pagou a conta? O povo brasileiro.

Esse lucro fabuloso do capital financeiro internacional aconteceu durante o governo do PT que tinha um discurso anticapitalista e nacionalista, quando ainda estava na oposição. Bem, o capital financeiro brasileiro também ganhou a sua parte. Cresceu muito o número de milionários brasileiros.

É verdade que o especulador financeiro que não teve a esperteza de retirar o seu dinheiro no início da crise perdeu uma parte dos seus lucros. No entanto, tudo já foi recuperado, e o lucro do investidor estrangeiro na bolsa brasileira cresceu num ritmo ainda mais ligeiro.

Quem investiu seus dólares na bolsa brasileira no fim do ano passado, teve seu capital dobrado em apenas nove meses. Quem colocou um milhão de dólares, já pode retirar dois milhões. Quem é que vai pagar a conta? O Brasil voltou a ser o paraíso do capital financeiro.

Enquanto os ricos ficavam mais ricos, os pobres ganhavam esmolas do governo, no melhor estilo do capitalismo ruim que gosta de distribuir uns anéis para não perder os dedos. Para não perder seus privilégios, o capital oferece pão e circo aos pobres, alimentos e divertimentos. Para ganhar eleitores, governos fazem o mesmo. Não há dúvida que essa política contribuiu para aliviar a situação atual de muitos brasileiros.

Foi um quebragalho para o momento. Mas a missão do Governo é outra: Criar estruturas que ofereçam oportunidade de trabalho a todos para que possam progredir com seu próprio esforço em vez de depender de esmolas.

Em artigo escrito no começo do milênio avisei que o capital internacional viria correndo para o Brasil, logo que tivesse confiança no nosso futuro. Nenhum outro lugar no mundo oferecia tantos atrativos. Aconteceu. No meio da crise atual dei o mesmo recado. Está acontecendo de novo. Bom para o país? Pode ser. Bom para o capital financeiro mundial e nacional? Com certeza.

A vinda maciça de capital estrangeiro pode parecer coisa boa. No momento pode favorecer o desenvolvimento do Brasil. No entanto, contribui para aumentar a cotação do Real. O Real forte também parece coisa boa. Ajuda a segurar a inflação. Num prazo mais longo, põe um freio no crescimento do país. Favorece importações baratas. Asfixia nossa indústria e agricultura. Dificulta a criação de empregos.

Jequié, 17 de outubro de 2009 Cristiano Krapf

Nenhum comentário:

Postar um comentário