"LUX MUNDI Sua Luz Pode Vencer as Trevas do Mundo"

Dia dos Pais 2011

Foto: Google.com

Tornar-se pai é fácil. O difícil é ser pai, viver como pai, cumprir sua missão de pai de família. Mais difícil é ser pai de adolescentes e de jovens nestes tempos de tantas contradições de um ambiente que não favorece o amor.

Mais difícil é ser pai de jovens rebeldes nesta confusão de valores a perturbar a paz das famílias. Não sei se é mais fácil ser pai de um filho só ou de vários filhos.

Também não sei se é mais fácil ser um bom pai ou ser um bom padre, pai de uma família muito maior. Na língua inglesa o padre é chamado de pai. Father é o nome para pai e para padre. No espanhol também, a palavra padre é a mesma para os dois.

Quanto mais o mundo vem questionando os valores da família cristã, mais precisamos cuidar de manter o ideal da família estável fundada sobre o casamento de um homem com uma mulher para viver numa convivência construída sobre a firmeza de um amor fiel que consiga superar qualquer tempestade causada de fora ou surgindo de dentro.

Sem jogar pedras de condenação e desprezo sobre pessoas que não conseguiram ser fiéis às suas promessas. O julgamento cabe somente a Deus. E quem estiver em pé, tome cuidado para não cair.

A carta de Paulo aos Romanos tem afirmações difíceis de entender. Mas podem ajudar a ver melhor a maneira de agir de Deus com a humanidade.

Primeiro surgem algumas perguntas:

  1. Por que é que a rejeição do Messias por parte dos judeus serviu para a reconciliação do mundo com Deus? Perguntando pelo outro lado: Como teria sido o caminho da história até hoje, se os judeus tivessem acolhido Jesus como Messias anunciado pelos profetas?
  2. Por que é que nós, também desobedientes a Deus, alcançamos misericórdia em consequência da desobediência deles?
  3. O que significa que Deus encerrou todos os homens na desobediência para exercer misericórdia com todos?

No AT temos expressões como esta: Deus endureceu o coração do Faraó. Mais estranha é a pergunta de Isaias: Por que, Senhor, nos fazes desviar do teu caminho?

Tais palavras deixam a idéia que Deus é a causa de tudo, dos males também. Cabem duas observações: Indiretamente sim, porque tudo que existe é sua criação. Criou o mundo do jeito que é, com as limitações inerentes a toda criatura. Criou o ser humano livre para fazer o bem. A liberdade humana inclui a possibilidade de deixar de fazer o bem, e de fazer o mal.

Por outro lado, Deus sabe fazer surgir coisas boas do mal. Uma afirmação de um texto da liturgia da Páscoa pode oferecer uma pista de explicação: Feliz a culpa (o pecado original e os pecados de todos os tempos,) que nos deu tão grande Salvador!

Na realidade, a salvação nos é oferecida pelo amor de Deus que é tão grande que nem os pecados conseguem destruir. O amor de Deus chegou ao ponto de nos entregar seu Filho para nossa salvação. Ainda não vi explicação melhor que esta que o profeta Isaias escreveu faz 2700 anos: Tomou sobre si o peso dos nossos pecados.

Também o agir de Jesus com a mulher estrangeira que pede a cura para sua filha parece estranho. A primeira resposta de Jesus parece restringir a sua missão às ovelhas perdidas de Israel.

A resposta de Jesus diante da insistência da mulher é ainda mais dura: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos. Mesmo assim, a mulher não se revoltou contra tal maneira de tratar o seu povo. Chegou a adotar a mesma linguagem: Cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa dos donos. Somente então Jesus atendeu seu pedido, dizendo: Mulher, grande é tua fé. Seja feito como queres.

Fica a pergunta: Por que foi que Jesus não saiu das fronteiras do povo judeu com suas ações e palavras? Tais perguntas trazem outras: Por que Jesus não usou seu poder para calar a boca dos insensatos? Pergunta parecida foi feita por curiosos ao Cristo pregado na cruz. Por que é que Deus não faz milagres mais espetaculares no nosso tempo confuso para impor a verdade a todos?

Essa pergunta tem resposta em outra pergunta: Onde ficaria a liberdade das pessoas? A verdade não convence por imposição, apenas se propõe com argumentos. Mesmo assim, um perguntador persistente continua perguntando: Por que é que Deus não intervém no nosso mundo confuso para fazer brilhar a luz da verdade para todas as pessoas de boa vontade, e para impedir os estragos causados pelos maus?

Apresento uma tentativa de resposta: Foi a nós que Deus confiou essa missão. Deus respeita a liberdade que nos deu. Nos fez diferentes de máquinas e bichos. Criou pessoas humanas livres. Criou o mundo para nós, um mundo a depender agora de nós. Ainda precisamos aprender a colaborar melhor com Deus na sua obra que entregou aos nossos cuidados.

De certa maneira, Deus está com um problema parecido com o problema dos pais e da Igreja: Como combinar o seu plano de amor com o respeito à liberdade?

Não será por isso que a Bíblia diz que Deus nos criou para ser parecidos com Ele?


Nenhum comentário:

Postar um comentário