"LUX MUNDI Sua Luz Pode Vencer as Trevas do Mundo"

Para Conviver em Fraternidade

CF 2010 Para uma economia a serviço da vida de todos

Conviver em fraternidade para o bem comum com paz e justiça no país e no mundo

Uma Campanha de Fraternidade Ecumênica, organizada pelo CONIC, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs: Igreja católica mais quatro pequenas igrejas evangélicas.

O Bem Comum requer que os interesses de todos tenham prioridade, sejam colocados acima dos interesses pessoais ou de grupos, na política e na economia.

A justiça se faz com leis adequadas e cobradas na organização da sociedade e com comportamentos de pessoas e grupos que respeitam os direitos dos outros. A fraternidade se faz pela caridade no convívio com caridade.

A justiça foi definida assim: Dar a cada um a sua parte. Tal definição tem um sabor de paternalismo, de assistencialismo. Formulação melhor: Organizar a sociedade de tal maneira que cada pessoa possa conseguir a sua parte com seu próprio esforço. Foi assim que Deus criou o mundo, deixando aos homens a possibilidade e a missão de colaborar na sua obra de maneira responsável e solidária.

Nossa vida depende de fatores hereditários e da situação do mundo que outros deixaram para nós. Temos responsabilidade solidária pelo presente e pelas condições de vida das futuras gerações.

A CF quer um novo modelo econômico, mas não explica muito como se pode fazer. Nosso século precisa combinar economia com ecologia. No Evangelho temos algumas pistas: Não acumular tesouros na terra… (Mt 6,19). Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. (Mt 6,24).

Na realidade, vivemos num mundo cada vez mais governado pelo dinheiro. Quem tem quer ter mais e quer tudo que o dinheiro possa comprar. Muitos querem colocar o próprio Deus a seu serviço. Vivem pedindo favores a Deus, em vez de procurar fazer a vontade de Deus. Pedir, sim, mas não faz sentido ser egoista até na religião, até na oração. Pedir, sim, mas caprichar para fazer o que depende de nós.

Com o aumento da população mundial e a melhora do padrão de vida de bilhões, e com a crescente escassez de água, de energia e de alimentos, a luta pela sobrevivência vai causar conflitos pavorosos, se os homens não conseguirem superar atitudes egoístas do tipo Farinha pouca, meu pirão primeiro.

Na realidade, vivemos num mundo cada vez mais governado pelo dinheiro. Quem tem quer mais e quer tudo que o dinheiro possa comprar.

Muitos querem colocar o próprio Deus a seu serviço. Vivem pedindo favores a Deus, em vez de procurar fazer a vontade de Deus. Pedir, sim, mas não faz sentido ser egoísta até na religião, até na oração. Pedir, sim, mas caprichar para fazer o que depende de nós.

Com o aumento da população mundial e a melhora do padrão de vida de bilhões, e com a crescente escassez de água, de energia e de alimentos, a luta pela sobrevivência vai causar conflitos pavorosos, se os homens não conseguirem superar atitudes egoístas do tipo Farinha pouca, meu pirão primeiro.

Na tradição católica, a Quaresma é tempo de conversão, com oração, jejum e esmola, lembrando os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar a sua pregação. Nosso tempo não quer saber de sacrifício, de renúncia, de jejum. Por outro lado, milhões praticam o jejum forçado da fome, outros o jejum do regime pela elegância. Uns estão doentes por falta de comida, outros porque comem demais.

Levando em conta que a terra já está chegando ao limite do esgotamento dos recursos naturais, o único caminho para possibilitar à metade mais pobre da humanidade condições de vida melhor é apenas este: Que a metade mais rica aprenda a praticar um novo tipo de jejum: Contentar-se com um estilo de vida mais modesto. Todos que não têm seu horizonte limitado a pequenos problemas pessoais percebem a urgência de se fazer alguma coisa, mas poucos começam a fazer a sua parte.

Perguntas: 1) Como combinar desenvolvimento com preservação da natureza?

2) Qual é a mudança mais importante a fazer, a transformação de pessoas ou de estruturas?

3) O que é que deveria mudar na política econômica do Brasil e do mundo?

4) Qual é a missão da Igreja nisso tudo?

A Campanha da Fraternidade não é para criticar os outros e reclamar do Governo, mas para incentivar cada um a fazer o que pode para construir um mundo melhor.

Só teremos um mundo melhor com homens e mulheres melhores

Nenhum comentário:

Postar um comentário