"LUX MUNDI Sua Luz Pode Vencer as Trevas do Mundo"

Descobrir sua Missão no Mundo

Jovem com Missão, Jovem de Futuro

Por causa do segundo turno das Eleições, a Pastoral da Juventude antecipou o DNJ deste ano para o domingo anterior, o Domingo Mundial das Missões.

Essa coincidência resultou numa combinação muito boa: Dia dos Jovens no dia das Missões. Juventude é tempo para descobrir e começar a sua missão. Tempo para você perceber e começar a mostrar a que veio.

Antes de sua chegada, a terra rodava sem você, e ninguém sentia sua falta. Mas agora você existe, e vai encontrando pessoas que contam com você. Tem a sua missão a realizar na vida, e essa missão já começou. Ser jovem é ter futuro, é descobrir e construir o seu futuro, tempo de escolher o seu caminho. Começar a caminhar com os próprios pés. Pensar com a própria cabeça.

Já parou para pensar o que será de você no fim desta década? E depois? Tente imaginar, mas não fique perdendo muito tempo procurando saber o que o futuro vai trazer para você! A pergunta que interessa é outra: O que é que vou fazer da minha vida? É você que faz o seu futuro, que só v só pode ser construído no seu presente. Em cada momento, que vai embora e não volta mais.

Para construir bem o seu futuro, você precisa saber o que quer fazer da sua vida. Precisa descobrir o sentido da vida. A grandeza da sua vida vai depender do tamanho dos seus ideais. Se você só pensa em aproveitar as oportunidades de pequenos prazeres que a vida oferece, vai passar pela vida sem deixar rastros. Se você não quer algo mais do que viver na mediocridade de uma vida mesquinha de egoísta num mundo consumista, faça pelo menos um esforço para não fazer muitos estragos nos lugares por onde andar e na vida das pessoas que vai encontrar!

A PJ protesta contra a violência que corta o futuro de tantos jovens, num país onde quase todos se dizem cristãos. As causa maior da violência está nas drogas. Traficantes que matam dependentes que não conseguem pagar. Drogados que matam para roubar. Viciados que atormentam sua própria família. A pior violência para o viciado é a própria droga. O jovem que quiser fazer alguma coisa contra a violência precisa atacar o mal pela raiz, fazer no seu próprio ambiente um trabalho paciente de advertência contra os males causados pelas drogas. O primeiro passo é aprender a resistir às tentações apresentadas por falsos amigos, sem medo de ser chamado de careta.

Numa perspectiva de fé deverá surgir outra pergunta importante para seu futuro: O que será que Deus espera de mim? Se tiver a coragem de colocar sua vida à disposição de Deus, pode fazer a oração-pergunta: Senhor, que quereis que eu faça da minha vida? Ou a oração-pedido: Jesus, ensinai-me a encontrar o meu lugar.

É pouco provável que Deus lhe mande um memorando caindo do Céu, com roteiro definido para cada dia. Nem que o derrube do cavalo, nalguma curva da estrada, como fez para convidar o Saulo perseguidor dos cristãos a mudar de vida e tornar-se um grande missionário, o apóstolo Paulo. Se você tiver a coragem de escolher a melhor direção nas encruzilhadas da vida, sem medo das dificuldades da subida, você vai longe, com a graça de Deus.

Jequié, Mês das Missões de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário