"LUX MUNDI Sua Luz Pode Vencer as Trevas do Mundo"

Quem muito recebeu

Muito recebeu você

A quem muito foi dado, muito será pedido. (Lc 12,48)

Quem de nós poderá dizer que pouco recebeu, se até a vida nos foi dada? Você que teve o privilégio de nascer no berço de uma família boa, não fique deitado eternamente em berço esplêndido! Se achar que poderia ter nascido num ambiente melhor, não fique perdendo tempo se queixando da falta de sorte!

Muita gente descontente fica reclamando de Deus e do mundo, em vez de fazer da situação atual o ponto de partida para construir um mundo melhor.

A primeira tarefa é construir a si mesmo. O existencialismo diz que o homem é seu próprio criador. Essa mentira não deixa de conter uma parcela de verdade. Você se fez aquilo que é. Do seu ponto de partida andou por caminhos que você escolheu. Contou com apoios, venceu obstáculos, mas foi você que decidiu o roteiro, aceitando e rejeitando palpites e conselhos, aproveitando e perdendo oportunidades até chegar ao lugar que está. Não sabe quanto ainda tem de futuro, mas a escolha continua sua.

A quem muito foi confiado, muito será exigido. Ninguém de nós vive para cuidar apenas de si mesmo. Na realidade, muitos não sabem nem cuidar de si mesmo. Matam seu tempo com coisas inúteis. Estragam seu corpo com coisas que prejudicam a vida. Quem não cuida de si mesmo, de quem cuidará?

A exigência fundamental da moral cristã é muito radical, mas equilibrada: Amar o próximo como a si mesmo. Jesus não diz que devemos amar o próximo mais que a nós mesmos. Tal heroísmo é coisa para heróis, coisa para situações especiais, arriscar sua vida para salvar a vida do irmão. De certa maneira também é coisa para quem é chamado para dedicar-se por inteiro ao serviço de Deus e dos irmãos, como fez Jesus que deu sua vida para nossa salvação. O país e o mundo precisam de novos políticos que se ponham por inteiro a serviço do bem comum.

Numa espiritualidade de desprezo das realidades terrenas surgiram teorias e práticas que desvalorizavam o corpo, chegando ao desprezo de si mesmo. Que futuro tem o namoro de um rapaz que diz para a namorada: Eu não presto, mas eu te amo? Ser humilde é bom, mas pessimismo e humildade fingida não servem para nada.

As palavras auto-estima e amor próprio adquiriram uma conotação negativa. Ora, como é que alguém que não dá valor a si mesmo vai dar valor aos outros? Quem não gosta de si mesmo, de quem gostará? Quem não tem amor próprio, vai ter amor para outros?

Na realidade, amar o próximo como a si mesmo já é um ideal tão elevado que poucos conseguem chegar perto. O primeiro passo para amar alguém é reconhecer o seu valor. Se você acha que não vale nada, como é que sua vida terá valor para outros? Falando nisso, qual é o seu valor? Você, quanto é que vale? Feche os olhos e pense!

Você é precioso aos olhos de Deus. Tome consciência do seu valor! No entanto, não há razão para ter orgulho. O que é que você tem que não tivesse recebido? Você é um presente de Deus. Um presente para você. Destinado a tornar-se um presente de Deus para o mundo. Se muito recebeu, tem muito para dar. Está na hora de começar com mais vigor. Não temos tempo a perder. Não sabemos até quando podemos agir.

Deus espera muito de você. Não perca tempo com lamúrias contra suas condições de vida, nem com queixas contra outros. Você não foi colocado no mundo para ficar reclamando, mas para fazer a sua parte para construir um mundo melhor.

A nós que agora estamos aqui foi dado viver num tempo interessante, num mundo com muita coisa boa a fazer. As próximas décadas serão decisivas para o futuro da humanidade. Muita coisa depende de nós. De você, jovem qml !

Os profetas de desgraças apresentam perspectivas sombrias para este século, com dramas crescentes de escassez de recursos naturais, perspectivas de guerras por espaços vitais. Querendo ou não, os jovens de hoje precisam aprender a construir um mundo solidário, onde os mais fortes passam a contentar-se com padrões de vida mais modestos, para que os pobres de hoje e as gerações futuras possam ter o necessário para viver.

Já passou o tempo de protestos genéricos e reclamações estéreis inúteis contra a situação do país, contra a política, contra classes privilegiadas, contra o capitalismo e contra o neoliberalismo. Agora chegou a sua hora, o tempo de você fazer a sua parte. Ou você acha que ainda é hora de desencadear revoluções?

Jesus não quis consertar o mundo na marra, por intervenções do poder divino. Fez questão de confiar a nós a missão de construir um mundo mais fraterno para felicidade de todos.

Deus deu ao homem a capacidade de progredir na ciência e na tecnologia, e nos confiou a responsabilidade de aplicar o progresso da técnica para o bem de todos. Deixou para cada um de nós a missão de fazer o que podemos para melhorar o nosso pedaço, cada um começando consigo mesmo.

Jequié, 8 de Agosto de 2010 + Cristiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário