"LUX MUNDI Sua Luz Pode Vencer as Trevas do Mundo"

Seja bom para 2011

(Fiz esta nova edição)

Um jornal de fim de ano traz duas páginas inteiras de previsões para 2011. Tudo na base de adivinhações que pretendem ver o futuro nas estrelas, nos búzios, nas cartas, nas mãos. De tantas previsões que fazem, não é possível não acertarem algumas. Depois é só fazer propaganda dos acertos e esquecer os erros.

A maioria de tais previsões são tão vagas que não precisam dos horóscopos dos astrólogos, nem das cartas dos tarólogos, nem dos números dos numerólogos. Muitos dão bons conselhos que podem servir para todos. Mas o prestígio de tais “profetas” me parece um sinal de falta de fé. Onde a fé esmorece é a superstição que cresce. Querer saber o que o ano novo vai trazer é curiosidade inútil. Não é hora de tentar adivinhar o futuro. É hora de construir o futuro.

A pergunta que interessa e esta: O que é que eu quero fazer com este ano novo que me é dado para viver? Cristãos com fé fazem dessa pergunta oração:

Oração para começar uma nova etapa na vida

Obrigado, Senhor, pelo dom da vida, para mais um ano! É tão bom poder existir. Que quereis que eu faça agora? Tal pergunta que pode ser feita também para cada novo dia, ou para a semana, no domingo, dia do Senhor. Jequié, 1 1 11

Faz 50 anos que a Igreja celebra o primeiro dia do ano como dia dedicado à paz.

Na sua mensagem para 2011, o Papa vê na liberdade religiosa o caminho para a paz. No mundo ainda existem situações de intolerância religiosa e atos de violência contra pessoas e grupos por causa da religião. Atualmente, os cristãos são o grupo religioso mais perseguido por causa da fé, diz o Papa.

As religiões nem sempre foram de paz. O islamismo se expandiu conquistando regiões de comunidades cristãs na Palestina, no Norte da África, na Península Ibérica. Os cristãos reagiram com as cruzadas para reconquistar a Terra Santa e resistir às invasões no Leste Europeu. Expulsaram os maometanos da Espanha e de Portugal. Mais tarde, europeus cristãos conquistaram as Américas.

Pior: Depois da divisão maior entre cristãos a partir dos protestos de Lutero, surgiram até mesmo guerras entre cristãos divididos em igrejas separadas. E agora?

Agora não adianta jogar pedras no passado. Religiões e Estados aprenderam a respeitar a liberdade de consciência das pessoas e a liberdade de organização dos grupos religiosos, dentro das leis de cada país. As instituições civis podem tirar proveito da experiência das instituições religiosas. As leis das nações têm seu fundamento mais sólido e sua motivação maior na lei natural formulada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, com o direito fundamental de todo ser humano à proteção da sua vida.

Recomendo o estudo dos escritos do Papa Bento XVI que muitos criticam sem conhecer. Reconheço que alguns são de leitura difícil. A mensagem para 2011, por exemplo, supõe um grande interesse no assunto e um mínimo de filosofia e teologia. Mas oferece informações valiosas a todos que procuram saber e não têm medo da verdade.

O Papa faz novas advertências sobre o desastre do aquecimento global que ameaça o futuro do globo terrestre. Tais problemas já foram tema da sua mensagem para 2010 e são atacados na Campanha da Fraternidade atual no Brasil.

As mudanças climáticas exigem mudanças de atitudes e ações urgentes, numa solidariedade maior entre pessoas e grupos, entre nações e gerações. Se não cuidarmos logo da construção de um mundo mais fraterno, teremos nova guerra pelos recursos da terra.

Precisamos aprender a cuidar melhor da casa comum, antes que seja tarde demais. Todos são responsáveis pelo futuro, não apenas os governantes. Todos precisam participar para enfrentar os problemas que atingem a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário